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PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO DO PARANÁ

22/01/2019

Projeto de Interiorização   





O Projeto de Interiorização do Arquivo Público do Paraná é uma expansão do já instituído Programa de Gestão de Documentos (PGD), que busca orientar servidores públicos municipais - que trabalham com diversos tipos de documentação - sobre a forma mais adequada de preservar e organizar acervos documentais.


Os objetivos deste projeto são: possibilitar a organização dos documentos públicos no âmbito da Administração Pública Municipal do Estado do Paraná; garantir o acesso às informações entre a instituição pública e os cidadãos; contribuir para a constituição e a preservação da memória municipal e promover a transparência dos atos do Poder Público por meio da documentação. Ao promover uma gestão documental, também proporciona elementos necessários para apoiar no processo decisório no que concerne a questões legais.


O projeto de interiorização alcançou 34 prefeituras do Estado do Paraná, onde procurou realizar diagnósticos individualizados acerca da realidade de cada município em relação à organização de seus arquivos públicos. Foram identificados pontos em comum e feitas orientações de procedimentos, entre os quais: formação de Comissão Setorial de Avaliação de Documentos; organização e estruturação física do arquivo municipal; critérios de adequação dos recursos humanos e do espaço físico; possibilidade de criação de um Arquivo Geral para o município; orientações quanto ao processo de digitalização de documentos; orientações técnicas arquivísticas.




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