• Denuncie a corrupção
  • portal da transparência
  • fale com o ouvidor
  • Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná
  • Parceria
  • Memórias Relevadas
  • Arquivo Nacional
  • Brasil - Um país de todos
  • Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

Catálogo de fontes sobre a saúde pública do Paraná é lançado por meio do Governo Digital

12/12/2018




sesa





Documentos e informações históricas sobre a saúde pública do Paraná se encontram disponibilizados para pesquisa no Governo Digital, portal de serviços do Governo do Estado. Um dos frutos do projeto “Rede Paranaense de Preservação da Memória da Saúde Pública do Paraná (Rede Memória)” foi o arrolamento de documentos referentes à saúde pública do Paraná que integram o acervo do Departamento Estadual de Arquivo Público, que gerou um catálogo de fontes da Secretaria de Estado da Saúde.

O Catálogo, que tem o objetivo de ser um instrumento de pesquisa e facilitar o acesso à documentação concernente à saúde pública, pode ser acessado pela internet, tanto pelo www.governodigital.pr.gov.br, como pela página do Departamento Estadual de Arquivo Público: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=61.



PROFISSIONAIS E SANITARISTAS – A Rede Memória é um importante instrumento para preservação da história e das memórias dos profissionais que trabalharam na saúde pública do Estado em uma época com poucos recursos e marcada, inclusive, pela escassez sanitária.

Coordenador do projeto dentro da Secretaria de Saúde, Marcio José de Almeida, destacou que o Estado pode utilizar os materiais do arquivo para consultar campanhas sanitárias realizadas em décadas passadas e ajudar a melhorar as estratégias de saúde. De acordo com ele, os hospitais e outras unidades administrados pela pasta também podem fazer a preservação de sua memória.



MEMÓRIA PÚBLICA - Para o coordenador do Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa, o portal pode se tornar uma importante ferramenta de manutenção da memória pública, facilitando o acesso da população aos arquivos do Estado. “A ideia é disponibilizar o acesso aos catálogos, trabalhos e estudos que são produzidos pelo Governo do Estado”, disse.



PRESENÇAS – Participaram da solenidade a diretora do Arquivo Público do Paraná, Maria da Graça Simão; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz; o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd; as historiadoras do Arquivo Público, Marina Braga Carneiro, Rosalice Carriel Benetti e o arquivista Gilberto Martins Ayres.




Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.