• Denuncie a corrupção
  • portal da transparência
  • fale com o ouvidor
  • Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná
  • Parceria
  • Memórias Relevadas
  • Arquivo Nacional
  • Brasil - Um país de todos
  • Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

Coleção Pontos de Acesso

capas da coleção

A Coleção Pontos de Acesso é uma publicação resultante da iniciativa do APPR com vistas à normalização arquivística do acervo histórico sob sua custódia.

Desse acervo, destaca-se a Coleção Correspondências do Governo (1853-1931) que se compõem de ofícios, requerimentos, solicitações, circulares e todo tipo de correspondência emitida por órgãos públicos do poder executivo paranaense, nos períodos provincial e republicano.  Documento isolado constituir-se-á , paulatinamente, em fundos arquivísticos.

O trabalho é pertinente ao propósito do Arquivo Público do Paraná em promover amplo acesso aos documentos permanentes sob a sua guarda, tanto quanto difundir a metodologia de organização técnica fundamentada na Norma Brasileira de Descrição Arquivísitca, NOBRADE/2006.


Capa Guia de Fundos Guia de Fundos do Arquivo Público do Paraná
Coleção Pontos de Acesso - Volume 01


A primeira versão do Guia de Fundos foi elaborada em 2001 e publicada em 2002 pela equipe da ex-Divisão de Pesquisa Histórica e Publicações do Arquivo Público do Paraná, composta pelas técnicas Cynthia Roncaglio e Márcia Neuert.
Atualmente a Divisão de Documentação Permanente realiza a revisão e atualização da publicação que pode ser consultada neste site em Pesquisa Online.






Capa do catálogo Catálogo Seletivo de Documentos
Referentes aos Africanos e Afrodescendentes Livres e Escravos

Coleção Pontos de Acesso - Volume 02

O Catálogo Seletivo foi ganhador da 19º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, 2006, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, na categoria Pesquisa e Inventário de Acervos.





Capa do catálogo Catálogo Seletivo de Documentos
Referentes aos Indígenas no Paraná Provincial 1853 - 1870
Coleção Pontos de Acesso - Volume 03


O terceiro volume da Coleção Pontos de Acesso, consigna, em entradas normalizadas, 1.547 verbetes documentais referentes aos indígenas no Paraná provincial no período entre 1853 a 1870.





Capa do catálogo Catálogo Seletivo de Documentos
Referentes aos Indígenas no Paraná Provincial 1871 - 1892
Coleção Pontos de Acesso - Volume 04


O Catálogo Seletivo de Documentos referente aos Indígenas no Paraná Provincial 1871 - 1892 é uma realização do Arquivo Público, em comemoração aos seus 154 anos de criação (1855-2009).
Este segundo volume, foi necessário, pelo vultoso montante de registros produzidos e recebidos pela administração do governo provincial entre os anos de 1853 e 1892, adentrando e ultrapassando o período republicano.



Capa do Guia e Fontes Catálogo Seletivo de Documentos
Guia de Fontes para a
História da Imigração Japonesa no Paraná
Coleção Pontos de Acesso - Volume 05












capacrime
Recomendar esta página via e-mail: