• Denuncie a corrupção
  • portal da transparência
  • fale com o ouvidor
  • Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná
  • Parceria
  • Memórias Relevadas
  • Arquivo Nacional
  • Brasil - Um país de todos
  • Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

Sede Atual


sede


A nova sede do Arquivo Público possui 12 áreas de guarda de documentos que podem abrigar até 13 mil metros lineares de documentos, ambientes próprios para as atividades de higienização e reparos, de microfilmagem e digitalização, sala de consultas e serviço de biblioteca, auditório, área administrativa, ambiente para cursos e oficinas e Espaço Cultural,  totalizando 5.600 m².

 

O projeto arquitetônico seguiu as recomendações técnicas voltadas para a conservação, guarda e manutenção do patrimônio documental - responsabilidade  inerente aos Arquivos. Deu-se especial atenção ao planejamento das áreas de guarda dos documentos que possuem janelas com a entrada de luz solar controlada com filtros UV, climatizadas com controle de temperatura e umidade relativa do ar e sistema de detecção e alarme de incêndio.

  disposição acervo 

O mobiliário das áreas de guarda - estantes deslizantes abertas - foi escolhido considerando tanto a economia de espaço como as recomendações de preservação. As estantes possuem revestimento especial com tratamento antiferruginoso, e por serem abertas possibilitam a ventilação adequada dos documentos o que evita a proliferação de fungos. Este tipo de mobiliário permite a expansão da capacidade da guarda.

  visão dos arquivos


Espaço Cultural

  

O Espaço cultural do Arquivo Público do Paraná foi inaugurado em 29 de março de 2004, com a exposição “Arquitetura Eclética de Curitiba, 1880-1930”. A mostra apresentou painéis com reproduções de edificações e plantas arquitetônicas, acompanhadas de textos explicativos, percorrendo cinco décadas. Destacou a introdução do ecletismo na capital paranaense no final do século XIX e a influência da arquitetura dos imigrantes. 

O Espaço Cultural do Arquivo Público do Paraná tem como principal objetivo contribuir para a divulgação de produções ancoradas no acervo histórico da instituição e de relevância para a história paranaense. Por extensão apóia iniciativas de projetos de pesquisa histórica, a produção de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à modernização do acervo permanente. 

Destina-se a expor a produção de outros Arquivos, Centros de Documentação, Museus e Instituições de Ensino públicos ou privados, cujos propósitos sejam a divulgação e a difusão de temas e assuntos relevantes para a história do Paraná.  

O Espaço Cultural dispõe de um hall para exposições, de um saguão para circulação e de um auditório com capacidade para 100 lugares. 
Recomendar esta página via e-mail: