• Denuncie a corrupção
  • portal da transparência
  • fale com o ouvidor
  • Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná
  • Parceria
  • Memórias Relevadas
  • Arquivo Nacional
  • Brasil - Um país de todos
  • Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

Vídeos

Clique nas imagens para visualizar os vídeos.


1) Memórias da Repressão: Vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Paraná no momento em que ocorreu a abertura dos arquivos da DOPS (Delegacia de Ordem Política e Social).

Clique para direcionar ao video

2) Panorâmica de Curitiba - Vídeo de Aníbal Requião, transcrição de 16 mm proveniente do acervo do Museu da Imagem e do Som. Curitiba em 1917. (Som não incluído no original - Corta Jaca - Chiquinha Gonzaga)

Clique na imagem para direcionar ao video

3) Neve em Curitiba em 1928 - Filme da Botelho Film que mostra diversas áreas da cidade cobertas pela neve. Transcrição de 16 mm e 35 mm. (Som não incluído no original - Casinha Branca da Serra - Tião Carreiro)

Clique na imagem

4) Carnaval em Curitiba em 1910 - Filme que mostra os festejos de carnaval em 1910 . Transcrição de 16 mm proveniente do acervo do Museu da Imagem e do Som. (Som não incluído no original - 1 - Chiquinha Gonzaga - Flor Amorosa 2 - Burucuntum - Sinhô 3 - Baratinha Música de Mário São João Rabelo, interpretada por Rogério Duprat 4 - Jura - Sinhô).

clique para assistir


Filme Documentário - Pelo Paraná Maior.

Produzido na década de 20, lançado em 1928, o filme pelo Paraná Maior traz diversas cenas do cotidiano e da geografia do Paraná. 
Ele foi dividido em 8 partes a fim de facilitar a visualização. O som incluído não encontra-se no original. 

1) Cenas de Curitiba (Panorâmica da cidade, Rua XV, Praça Osório, Avenida Barão do Rio Branco, Monumento ao Barão do Rio Branco, Bondinho, Palácio do Governo, Praça Eufrásio Correa e momento ao semeador, Palácio do Congresso -atual Câmara de Vereadores, Catedral da Tiradentes, Estação da Estrada de Ferro -atual Shopping Estação, Paço Municipal, Av. Comendador Araújo).

Pelo Paraná Maior 1

2) “Escola”. Cenas do cotidiano do abrigo de menores de Curitiba. Além de proporcionar amparo às crianças carentes, o abrigo também promovia o ensino de ofícios. O vídeo mostra meninos simulando famosa luta de boxe; A chegada de criança abandonada ao abrigo; Os diversos afazeres das meninas: Aula de história; aulas práticas de bordado, pintura, costura, e confecção de chapéus e trabalhos de tecelagem. E ainda, a saída das educandas para o recreio. 

Pelo Paraná Maior 2

3) "Edificações”. Aspectos gerais de edifícios construídos pelo governo do estado. Imagens do bairro Bacacheri. Casas destinadas ao funcionalismo público estadual, muitas delas localizadas onde hoje é a rua dos funcionários. A residência do então presidente Bento Munhoz da Rocha Neto. O Fórum da Lapa. A Collectoria Estadoal de Curityba. A “Estrada para o Mar” que ligava Paranaguá à praia Oeste.

Pelo Paraná Maior 3

4) “Litoral”. Dom Braga, Arcebispo de Curitiba, realizando o lançamento da pedra fundamental da igreja de Nossa Senhora dos Navegantes em Paranaguá. Aspectos da inauguração da placa comemorativa da fundação. Breve parada para o “Lunch”. O presidente e sua comitiva percorrem o traçado da futura cidade balneária.

Pelo Paraná Maior 4

5) “O Trabalho Paranaense – A Erva mate”. Aspectos interessantes da produção e do beneficiamento da “Herva-Matte” na fábrica Fontana. Exemplares de ervais. Folhas da erva mate. O Corte. O Sapeco (processo de desidratação). O Barbacuá (processo de secagem das folhas). Ensacamento. Beneficiamento. Transporte.

Pelo Paraná Maior 5

6) “Imigrantes”. A colheita do café efetuada por colonos russos, alemães, poloneses, lituanos, japoneses e “yugo-islavos”. Aspectos gerais de uma fazenda de café, mostrando o prédio da administração. A escola pública que atende os filhos do imigrantes, e as atividades diárias dessa escola. Aspectos das várias colônias da fazenda. Colônia Prateado. Forno usado para assar pão. Colônia Bugre. Casas localizadas nas colônias. Colônia Cambará. Estudantes da Escola Agronômica de Curitiba utilizando máquinas agrícolas para arar o solo, semear e ceifar o trigo.

Pelo Paraná Maior 6

7) Cenas esparsas de consumo de erva-matte e outras atividades cotidianas.

Pelo Paraná Maior 7

8) “Iguaçu”. Aspectos hidrográficos do rio Paraná. Quedas do Iguaçu (Cataratas do Iguaçu). Salto “General Belgrano”. Salto “Lanusse”. Salto “San Martin”. Salto “Floriano”. Alegoria ao potencial hidrelétrico do Paraná.

Pelo Paraná Maior 8


Filme Documentário: O novo governo Paranaense


Parte 1 - Cerimônia de posse de Afonso Camargo


posse do govenador


Parte 2 - Festividades em homenagem ao novo governo paranaense

 
festividades

 


 

Evento: Arquivo Memória e História - 04 de Maio de 2011

1) Lima Barreto e sua ficha antropométrica: loucura, arquivo e a memória como ciência. 
Com profª. Drª Lilia Moritz Schwarcz

Clique para assistir

2) Por uma História do Arquivo
Com profª. Drª Ana Maria Burmester

Clique para assistir

3) Debate: Arquivo e Construção da Memória
Com profª. Drª Lilia Moritz Schwarcz e profª. Drª Ana Maria Burmester

Clique para assistir

Recomendar esta página via e-mail: