Boletins do Archivo Municipal de Curitiba

Editados por Francisco Negrão

O material constitui-se da transcrição feita por Francisco Negrão dos primeiros documentos oficiais da vila de Curitiba e do Paraná, apresentando enorme interesse histórico. Esse minucioso trabalho de transcrição feito em 62 volumes data do período entre 1906 e 1932 e já encontra-se em domínio público devido a decorrência de mais de 70 anos da morte do autor.

O autor:

Francisco de Paula Dias Negrão nasceu em São João da Graciosa, Paraná, em 03/08/1871. Filho de João de Souza Dias Negrão e Maria Francisca da Luz Negrão, pelo lado materno era tetraneto de Balthazar Carrasco dos Reis, um dos fundadores de Curitiba.  Enquanto Diretor do Arquivo Municipal de Curitiba organizou os documentos para a História do Paraná. São 62 volumes com a transcrição das atas da Câmara Municipal do período entre 1668 até 1932. As notas de rodapé e os dados explicativos sobre a cidade  esclarecem e complementam a documentação. Além do Boletim publicou a famosa “Genealogia Paranaense”, editada pela Imprensa Oficial do Estado, uma obra composta de 6 volumes, sendo o primeiro volume publicado em 1926, e o último em 1950, 13 anos após a sua morte. Além dessas duas monumentais obras, Francisco Negrão escreveu: As minas de Ouro de Paranaguá; A viagem de Dom Pedro II através do Paraná; A Conjuntura Separatista de 1921; Memória da Santa Casa de Curitiba; Memórias sobre o Ensino e a Educação do Paraná de 1690 a 1933; O Centenário da Colonização Alemã em Rio Negro; Efemérides Paranaenses; Memória sobre os monumentos artísticos e históricos do Paraná, entre outras.  Faleceu no dia 11 de setembro de 1937, aos 66 anos de idade.