DOCUMENTO DO MÊS: Atletismo brasileiro juvenil 30/08/2021 - 18:30

Nesse mês de Olimpíadas e Paralimpíadas, resolvemos apresentar um registro do fundo documental do professor Germano Bayer. 

 

Bayer foi professor de Educação Física no Colégio Estadual do Paraná e dedicou-se ativamente na Educação Básica do Estado e na área de Educação Física, exercendo vários cargos ao longo de sua vida, como Chefe da Divisão de Educação Física da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná, Diretor do Conselho de Justiça da Confederação Desportiva Paranaense, Coordenador do Esporte Orientado na Universidade Federal do Paraná e posteriormente, Coordenador do Centro de Desportos e Recreação da Universidade Federal do Paraná, Membro da Comissão da Reforma das Leis Esportivas do Brasil etc. 

 

A documentação produzida e armazenada por ele ao longo da vida foi doada por sua esposa em novembro de 2012 ao Arquivo Público do Paraná, em evento com o então governador Flávio Arns, o Secretário de Estado da Administração e da Previdência e o Secretário de Estado da Educação.

 

A sua coleção é constituída de documentos encadernados, fotos, livros, revistas, mapas, plantas e um conjunto de documentos audiovisual, que totalizam 58 caixas-arquivo, 210 livros e revistas e 153 documentos encadernados.

 

Separamos um artigo de jornal de 1966, presente nesse fundo documental, sobre atletismo brasileiro juvenil, que destaca o bom desempenho das equipes paranaenses. A equipe feminina ficou em primeiro lugar e a masculina em segundo, atrás dos paulistas.