Perguntas Frequentes

Seguem abaixo as perguntas frequentes a respeito de:

  • Pesquisa histórica
  • Atendimento aos diários oficiais e legislação
  • Gestão de Documentos

Documentação da DOPS

No site é possível fazer uma busca pelas pastas temáticas da DOPS, através do link DOPS - Pastas Temáticas

Há planilhas eletrônicas e instrumentos de pesquisa físicos desse fundo documental para facilitar a pesquisa. A documentação da DOPS está toda digitalizada. O pesquisador poderá vir pessoalmente ao Arquivo Público realizar a pesquisa ou solicitá-la por e-mail.

Pesquisa de imigrantes

Em nosso site há um texto explicativo de como realizar a pesquisa prévia e qual é o recorte temporal, espacial e o tipo de documentação de imigrantes que possuímos no DEAP, além de conter um banco de dados com informações dos registros que possuímos, em que pode-se fazer uma pesquisa prévia através do sobrenome das pessoas solicitadas. Através do link: Registro de Imigrantes

O pesquisador poderá entrar em contato pelo e-mail consultasai@deap.pr.gov.br para solicitar a pesquisa aprofundada e o envio das imagens que encontram-se digitalizadas.

Resoluções relacionadas à aposentadoria e pensões publicadas em Diário Oficial

O Arquivo Público possui Diários Oficiais do Estado do Paraná de 1912 a 2008. O pesquisador poderá vir pessoalmente à biblioteca da Instituição ou solicitar a pesquisa via e-mail: biblioteca@deap.pr.gov.br

Legislação concernente a outros órgãos públicos

Além dos Diários Oficiais (1912- 2008), o Arquivo Público possui leis e decretos estaduais, federais e provinciais desde que o Paraná se emancipou de São Paulo (1853) até o início dos anos 2000 – com algumas lacunas.

Muita dessa informação pode ser encontrada digitalmente no site da Legislação Casa Civil, mas para solicitar informações contidas no DEAP é necessário vir pessoalmente realizar a pesquisa ou mandar e-mail para o biblioteca@deap.pr.gov.br

Temporalidade documental para eliminação segura e legal de documentação

O Arquivo Público é responsável pela orientação da Gestão Documental do Estado do Paraná. Através do Manual de Gestão de Documentos, contido no link citado, é possível observar a temporalidade de documentação produzida pelos mais diversos setores, fundamentada em legislação municipal, estadual e federal.

Além disso, é possível consultar a classificação e temporalidade dos documentos com a Seção de Gestão da Informação do DEAP.

Competência das Comissões Setoriais de Avaliação de Documentos na prática diária de gestão documental

O Arquivo Público, através do Programa de Gestão de Documentos, instituiu Comissões Setoriais de Avaliação de Documentos em diversos órgãos do Poder Executivo do Estado a fim de promover a gestão da documentação que é produzida por cada instituição e como ela deve ser armazenada, eliminada ou mantida, de acordo com a característica de cada documento. Constantemente são feitas reuniões com essas Comissões, seja no próprio Arquivo Público, seja nas sedes de cada Secretaria, com o intuito de sanar dúvidas e orientar procedimentos.

Horário de atendimento do DEAP

O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h30 às 17h00.